sábado, julho 10, 2010

SONHAR é a lavanca ...

Eu desde criança tenho a imaginação aguçada. Uma atividade mental que mais parecia que tinha inumeras analices dentro da minha cabeça; sempre pensava rápido, muito intuitiva, coisas que até eu desconfiava de ser verdadeiro pois ninguem tinha me contado ou eu tinha visto.
E quando criança no quintal de casa brincava muitas vezes sozinha ou acompanhada de algum dos meus irmãos ou coleguinhas e as brincadeiras prediletas eram a de fazer casas, pensar na arrumação dos comodos, lembro até hoje que a biblioteca sempre tinha que ter, além dos jardins e animais, claro cresci convivendo com uma área floresta ao lado de casa, pois bem, sempre ia com os coleguinhas maiores. É uma lembrança boa, pois chuvamos frutas recem caídas ou retiradas, andavamos por longos períodos entre as árvores. E quando tinha férias ia visitar meu avô e tios na Fazenda Conceição, Barreiros -PE e lá andava a cavalo, fazia trilhas, tomava banhos de barreiros, saltos de penhascos dentros dos rios, pescava, caçava no meio do mato, só andei em touro por medo mesmo. E essa vivência fortaleceu a perceção ambiental que tenho hoje, claro que me auxiliou durante a universidade.
Mas voltando aos meus sonhos e como venho de uma família simples, que teve que conviver com algumas privações e viver com o realizmo nunca fui de tantos sonhos, claro que quando escutava da minha mãe as vezes que ela deixou ir embora as oportunidades de dias melhores com algumas ações que ela não tomou, ficava triste.
Mas na adolescencia determinei que não iria repetir os erros da maioria das mulheres da família, ou seja, casar jovem ( 14 e 18 anos), pois isso significava evitar um crescimento intelectual que almejava e até mesmo financeiro. E com isso, evitava muito ter qualquer envolvimento amoroso, principalmente sintia que queria algo verdadeiro e não apenas carnal, e segui assim por alguns anos e depois iniciei uma decepção seguida de outra, quando falo isso, que como aquelas pessoas não eram verdadeiramente a que iria preencher as lacunas no primeiro conflito me separava. Mas por isso tudo né? Para afirma que um dos meus sonhos é CASAR
Por isso vou enumerar segundo a prioridade:
1º - Estudar - sempre pensava que seria o meio sair da linha da pobreza sem depender de outras pessoas ou um casamento, pois o meu pai faleceu era semi-analfabeto e minha mãe terminou o primeiro grau depois que eu formei e fui sua professora. Na verdade eles deram e fizeram o que conseguiram, os agradeço por tudo.
2º - Casar - e viver longos anos com o meu esposo;
3º - Ter filhos naturais ou adotivos;
4º - Cuidar da sáude, isso era porque perdi muitas pessoas na família por debilitação da saúde e por ignorância mesmo;
5º - Ajudar meus parentes - principalmente aos mais jovens no que diz respeito aos estudos e auxílio moral;
6º - Viajar, sempre me vi em sonhos conhecendo ou estando em outras cidades ou locais, inclusive tem alguns que nem visitei ainda;
7º - Viver num outro país, hoje vivo em São Paulo e que acredito seja um ensaio para isso;
8º - Fazer trabalhos sociais, na verdade sempre fiz uma pontinha aqui ou ali, mas ser efetiva numa tarefa é o que quero;
9º - Ter bons momentos com a minha mãe, principalmente porque ela sempre esteve trabalhando para nos manter e tive pouco momentos com ela quando criança e hoje já temos uma amizade muito boa;
10º Trabalhar com o que eu gosto;
11º Ter uma casa na praia, mas quem não tem né, na verdade é um sonho do meu avô e mesmo minha mãe tendo uma casa em Recife, almejo ter a minha.
12º - Ter maturidade espiritual e moral;
Essa lista é bem maior e antiga, mas continua sendo atual para mim.

Nenhum comentário: