segunda-feira, janeiro 18, 2010

SAUDADES E LEMBRANÇAS



Hoje, pela manha estive pensando nisso e ponderando o quanto sofremos por antecipação ou por resistência a aceitação. E é sofrível mesmo! Encarar o mundo como se ele não girasse, não precisasse cicla as coisas, os relacionamentos, as energias, os valores. Pois bem, a perfeição é o fim de tudo ou começo?!



O certo é viver o hoje, mas precisamente o agora e se atentar ou vigiar-se mesmo como diz a bíblia para não passar sem aproveitar aqueles pequenos momentos ou observar os detalhes que poderão ser importantes na construção do todo.


E por isso, passei boa parte da manhã refletindo sobre a diferença entre saudade e nostalgia. Onde posso divisar cada uma? Quais as semelhanças? Acho que isso depende da nossa leitura sobre cada significado, contudo, eu penso que nem todas as minhas lembranças do passados remontam um sentimento de perda, distância, tristeza ou trazem melancolia etc.

Engraçado que lembro com apreço dos meus irmãos, sobrinhos, vó, tios e tias assim como os demais parentes que estão no nordeste. Mas não me lamento pelo os que já se foram, e agradeço a Deus pela oportunidade de conviver, de ter uma chance de estreitar os laços amorosos.



Mas por exemplo, a minha mãe é alguém que preciso próximo a mim. E viver longe dela por alguns anos já na fase adulta foi duro, tinha tanto lembranças boas, como triste por não esta perto; então hoje percebo que o estreitamento, a prática do amor, gentileza, carinho nos liga, transforma, revigora, afloresce. Então pretiquemos o Amor agora, seja da forma que puder.

Nenhum comentário: