sexta-feira, janeiro 14, 2011

O QUE FAZEMOS HOJE?

Como eu estou afastada do trabalho por problemas no ombro direito e é justamente o lado da mão que uso para escrever e digitar, uso a esquerda mas não é igual . Por isso, estou eu sem poder fazer muitas das coisas que fazia justamente devido ao problema de saúde. Resumo, leio um pouco, assisto um pouco, deito muitas vezes durante o dia, pois é uma dor nas costas e no pescoço que se irradia para cabeça e ouvido que prefiro ficar paradinha na cama, junto que não posso fazer uso de medicamentos. Estou relendo manuscritos como já falei antes e encontrei um questionário que fala sobre o cristianismo e... E como estamos num momento de tantas tragédias e conflitos pelos vários fatores que fazem hoje o homem viver locais que na verdade devem ser destinados a vida selvagem ou que pelo menos ele tenha condiçoes mais dignas.
Quais os fatores que favoreceram a posterior divulgação do cristianismo?
Vamos a eles:
  • Manutenção da liberdade para as prátricas religiosas dos judeus;
  • Governante colocado pelo império romano;
  • A expansão territorial dos reinos cristãos rumo ao sul; essa expansão permitiu levar idéias, comunicação e controle dos impostos etc;
  • O nascimento de Jesus Nazareno, que viveu na Palestina em tempos de Augusto e de Tibério;
  • Dispersão desse povo por vários locais;
  • A difusão da cultura grego (helenismo);
  • A crença no monoteísmo ( provocado pela diáspora);
  • A queda do paganismo;
  • Unificação política do mundo antigo pelos governo romano.

Mas hoje o que vemos e fazemos por essa expansão, porque ainda vejo tanta descrença, insegurança etc.

Nenhum comentário: