quarta-feira, janeiro 19, 2011

A BUSCAR POR DEUS

Hoje tive essa indicação por uma jovem no consultório médico. E fiquei pensando que ela mencionou que desde que começou a ir à igreja ter conseguido suportar as coisas, pois segundo ela já era para ter tomado atitudes radicais e drásticas.
Não discordei que a igreja ou centro, ou a sinagoga ou qualquer templo ou modo de cultuar a fé seja bem vinda para suportar as coisas, contudo fé sem obras, sem auto-ajuda, ela não me enche mais os olhos, mesmo sabendo que Deus é justo, misericordioso e bondoso.
E sabendo disso, faço sempre o evangelho no lar, hoje sou um iniciante no espiritismo, tento me livrar dos meus vícios, contudo mesmo sabendo e tendo muitas informações, não me vejo na condição de privilegiada, mas vou em busca de auxilio sempre que achar necessário, pois não me vejo na condição de não ter problemas, pois tenho consciência das minhas tendências. Claro que tem muitas coisas que recebo por acréscimo de misericórdia, pois do contrario não sei o que seria de mim.
Os problemas são educadores para nossa mente, depuração muitas vezes do nosso corpo físico através dos trabalhos árduos, transformadores das mentes. Vejo dessa forma. Posso ser muito espírita nisso, contudo essa convicção trago desde que me entendo por gente e só sou praticante a menos de 6 anos e já passei da casa dos 30, ou seja, muitas coisas tenho guardado em meu juiz maior (consciência).
Contudo, acredito no que essa jovem falou, de fato, senão buscarmos a Deus nós estaríamos em condições difíceis. É só olhar para muitas nações que ainda estão presas em costumes, crenças ultrapassadas e com idéias de um Deus vingativo, rançoso, com forças exteriores.
E sabemos que muitas pessoas buscam a Deus enclausurados em meditações, em jejuns, ritos ou seguindo dogmas ( e sei que são os estados que cada um se encontra, nao é o meu caso). Eu vejo que no meu caso preciso ir ao trabalho, mesmo que com problemas de saúde, pois tenho ciência de que boa parte é psicossomática, que está atrelado ao nível de vivências que tive e de que trago em minhas experiências.
Contudo o trabalho que estou empreendendo em minha vida, ações que realizo para evitar fazer novos erros, o meu engajamento com essa transformação depende muito mais de mim do que de outros. Por isso, o trabalho começa em mim. Na bíblia diz: ajuda-te que o céu te ajudará. Na parábola do filho prodigo também se refere a isso.
E na bíblia esta realmente cheia de mensagens sobre o porquê de se continuar a confiar e buscar a Deus:

- Deus atende as orações (Ed.8.23)
- Para Deus, nada é impossível (Lc. 1.17)
-A oração é minha ajuda na hora da tentação (Mt. 26.41)
-A oração é remédio para a aflição da alma (Tg. 5.13)
-Deus me orienta nas situações difíceis (Êx. 15.24,25),

Contudo se estamos cientes das nossas obrigações morais / espirituais e materiais precisamos então empreender com os trabalhos dignificantes a nossa existência. Ou seja, fazer a sua missão. Pois ninguém terá a resposta ou te indicará qual a sua;

8 comentários:

Adriana Alencar disse...

Eu não sou católica Analice, sou ortodoxa. A Igreja cristã original separou-se, em 1054, em cristã do ocidente, que originou a católica, e do oriente, que originou a ortodoxa. A nossa fé não é baseada no pecado, como a católica; a certeza da salvação, ou seja, o voltar para Deus depois da morte, se dá pela permanência na fé em Jesus. Acho que é uma doutrina mais libertadora, sem essa paranóia de ser pecador e não ser salvo. Mas, concordo com você, o espiritismo tem vários exemplos edificantes e esclarece muitas dúvidas, sendo um consolo para horas difíceis.
Um beijo
Adri

Analice disse...

Então sempre fui atormentada com as lembranças, com as informações de pecado desde criança...

quando cresci ainda trazia muitas coisas... como ainda sofro... mas hoje já estao quase no passado e sem aporte para se segurar em mim.

fico feliz e agradeço a DEus porque desde criança tinha muitas lembranças, muitas informações. que só o espiritismo apazigou... e me fez ter um norte, um caminho melhor, nao que seja mais confortavel... mas seguro, paltado na minha consciencia, na minha resposta...

evito falar que sou dessa ou daquela religiao, para evitar conflitos, tive base de formação protestante e isso ainda é dificil... meus parentes boa parte nem sonha com a minha decisao...

contudo, ainda tudo esta meio fresco na minha cabeça,... mas vou indo ao encontro de mim e de DEus...

e estarei melhor a cada dia...

obrigada pela visita,
beijos,
analice silva,

Marianna disse...

Obrigada pelas visitas e pelos recadinhos. Te desejo uma ótima quinta feira. beijinhos carinhosos, Marianna

Analice disse...

OLa, moça...

eu que agradeço... pois seu blogs é uma lavagem nas nossas mentes,

nos faz passear pelas belezas e faz compreensoes dos sonhos...

legal...

uma otima quinta pra vc tb...

bjs

Anônimo disse...

Já fui católico praticante, hj estou sem religião, por motivos particulares.

Mas acredito que apenas ir igreja não diz nada, vc tem que viver aquelas palavras no seu dia a dia.

Deus é bom, mas vc tem que fazer a sua parte

Analice disse...

Eu concordo com vc... até porque a fé de ação é morta, ou seja, se eu nao vou em busca dos meios,,, se nao trabalho ao meu favor. como eu quero receber e aceitar isso que quero receber...

precisamos fazer nossos caminhos de forma justa, observando a lei sem que ela nos vigie... sou meia assim,... quero fazer porque acredito e nao porque estao me olhando...

ainda estou longe de ser exemplo de pratica do bem... mas estou buscando atraves das mudanças no agir, no falar, no pensar... e sim
busco auxilio medico, assistencia espiritual, orações, amizades, etc...

boa tarde, e obrigada pela participação...

Unknown disse...

Adoro ler suas reflexões..Penso como você!Também estou buscando mudanças no falar e principalmente no agir. beijo grande, Fique com Deus.

Analice disse...

Obrigada, menina e seja sempre bem vinda...

inclusive obrigada pela participação com a leitura...

penso que seja algo que estamos na fase ne... troca o velho pelo novo... é o momento...

boa tarde!!!