domingo, agosto 22, 2010

ESTÁGIO DE VIVÊNCIA - VIDAS AUXILIANDO VIDAS



Depois do plantão me dirigi à casa transitória Fabiano de Castro, onde participei de um estágio de vivência sobre a área social da FEESP. Gostei de tudo desde o trajeto, primeiramente, me lembrei que quando criança já tinha visto a FEBEM, em sonho, o engraçado é que as lembranças são de como ela está agora, em ruínas, com visões de torturas, espíritos desiludidos e revoltados, é como se ela estivesse em um vale e fosse um castelo separado, pode ser, pois como ali era um charco e uma região pela qual não se tinha interesse imobiliário pela sua condição ambiental.
Mas voltando ao trajeto fiz o percurso da Av. Celso Garcia até a Casa Transitória e entrei pelo portão dos fundos e me surpreendi de inicio, pois o clima dentro é diferente do de fora, o clima quente que estava fora do portão não é o mesmo do lado de dentro, onde estava fresco e sombreado pelas arvores, local silencioso, limpo, aspecto organizado e convidativo com casas térreas e com cercas vivas formadas por arvores lhe direcionando para frente. Bem sinalizada com placas para todos os prédios, sem apelos dos arranha-céus existentes fora dali. Visualizei duas crianças brincando na casa de sucata, nem procurei perceber se eram deste ou de outro mundo, pois elas estavam tranqüilas e conversando lá longe. Visitei quase todos os pavilhões – Assistência social, Creche, Asilo das Idosas, Escola fundamental, Escola profissionalizante, Auditório e biblioteca etc.
Outro ponto que me chamou a atenção também foram os jardins, as arvores, uma cachorra que de inicio veio em minha direção, quando o segurança a chamou e ela não o obedeceu de imediato, eu simplesmente fiquei parada, aí o rapaz me falou que seu tivesse corrido ela teria corria atrás, mas bem sei disso, por isso não me assustei e sinceramente me assustei da forma como ele falou, pois ela nem veio me cheira como eles sempre fazem com aqueles que aparecem pela primeira vez em seus territórios e passou direto.

Como cheguei cedo, dei uma volta pela avenida principal, pelos pavilhões, pelos jardins e fui descansar um pouco na livraria Humberto de Campos, onde sentei e cochilei uns minutos. Li um pouco e quando todos chegaram fomos ao auditório principal = pavilhão de palestra, onde Iniciamos com a prece proferida pelo amigo Douglas, depois assistimos um cantor muito bom, o Edjalma completando a harmonização ambiental, logo em seguida escutando o Marcos Galindo e Diretora Social da casa, falar sobre as obras assistência da Casa, a sua importância como ação concreta social da FEESP e do valor como servidor de cristo, nestas ações seja onde quer que seja. Chorei muito, mas de reencontro, de conforto, alegria e agradecimento, pois desde muito pequena foi agraciada pelo auxilio alheio, seja da minha mãe, das tias da creche, escola, grupos de apoio a adolescente, grupos sociais.
Depois fomos fazer um tour pela casa e depois fomos embora, fui alegre.

Nenhum comentário: