quarta-feira, agosto 25, 2010

PESSOAS IMPORTANTES

Quais pessoas são ou foram importanjtes para mim?
Na verdade sempre fui meio maculada no que se refere a carinhos, gentilezas, amizade. Toda aproximação e passagem e permanência na minha vida, mesmo que por um tempo, tem como finalidade aprimoramento de nós (ele /ou ela e eu), contudo não acredito que nos esqueçamos daqueles que por algum misero tempo passou em nossas vidas.
O engraçado que tem pessoas que não deixaram boas lembranças, mas grandes aprendizados. Já têm outras que sempre foram agradáveis, gentis, criando laços de confiança, mas com o tempo nos distanciamos. Hoje ou conversamos via e-mail, Orkut, MSN ou tel. Tem aqueles que infelizmente nem por carta mais, inclusive tem uma amiga (Sandra Pereira) da época do colegial em Recife que nunca mais lhe encontrei, chegamos até trocar carta por um tempo, mas depois nunca mais, ela veio morar em São Paulo antes de mim. Até já mandei carta depois que cheguei e nenhuma resposta até os dias atuais, sempre que lembro vem uma vontade de ir em busca do endereço da carta. Foi alguém que confiei e confidenciei, que era companhia para ir ao cinema, aos shoppings juntas, de ir a sua casa, conhecer a sua família. Na época de criança era a Marli, engraçado que lembro que não conseguíamos ficar distante uma da outra, brigávamos, mas quase que instantaneamente iniciávamos a conversar e amizade retomava o rumo. Amigos como Edson, Clebson, Euclides. Infelizmente são pessoas que passaram e não ficaram, mas não se foram porque eram ruins em minha vida, mas simplesmente porque cada um tinha o seu destino a seguir. Minha professora de infância, Adriana e a carrasco Letícia, que tempos depois me reencontrou, me elogiou se referenciando ao passado, mas não lembrei com pesar, nem fiquei enaltecida, sim com um sentimento leve e compreensivo.
Quanto aos familiares me lembro das vezes que fui visitar algumas das minhas tias e lá ficava doente e os cuidados delas comigo, da adoração que elas sempre demonstram por mim, dos cuidados dos meus irmãos, incluindo quando tinha alguma distribuição de brinquedo ou algo parecido eles não se esqueciam de pegar o meu, minhas tias também. Dos primos que sempre brincavam comigo e não faziam distinção. Das vezes que fiquei chateada pelas brincadeiras das minhas primas quanto a minha magreza;
Das crianças da rua onde mora que me conheciam por apelidos ridículos ou porque demonstravam preconceitos com relação a minha cor, magreza, cabelos de traços negros. E levei um bom tempo para me aceitar e me vê como hoje, e em muitas vezes ainda não consigo me imaginar e me perceber. Dos cuidados da minha mãe comigo e das vezes que ela também ficava doente quando eu estava sofrendo por alguma doença ou estou passando por algum problema, das vezes que conversamos até adormecer, das orações solicitando Deus que cuide da minha pessoa até eu casar, acho fofo e choro com isso. E tantas outras.
E das pessoas que hoje trabalham ou estudam comigo, dizem que não conseguem me esquecer e sempre pensam em sobre as atitudes que tomo em grupo. Inclusive hoje uma das pessoas me falou que não tinha usado o meu material de trabalho, pois sabia que iria trabalhar e resguardou o meu. Por isso, mesmo que seja em pensamento e, portanto espiritual estaremos presentes para aqueles que em alguma fase passou pela nossa vida, exigindo a necessidade de pensar sobre o que deixaremos gravados para os outros e não digo isso para mascarar a nossa real relação quanto a fulano ou beltrano. E nesse contexto reconheço que todos são importantes na minha vida, principalmente falando quanto ao amadurecimento do amor de Deus e cumprimento da Lei Divina.

Nenhum comentário: